segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Aos meus alunos:
Lá vai o meu pão-por-Deus
Pelo canal da internet.
Chega a ti, bate na tela
Pra conquistar tua amizade.
(Fátima Duarte)
__________________________________

“Peço-peço é passarinho
Primo irmão do espero-espero.
Quando vem teu pão-por-Deus
Nas asas de um quero-quero?”
(Flávio José Cardozo)
“Lá vai meu coração
Neste pobre pão-por-Deus.
Se por mim possuis piedade,
Manda-me também o teu.”
(Alcides Buss)
“As estrelas são meu teto,
Teu coração é um ninho.
Se me deres pão-por-Deus
Eu me faço passarinho.”
(Hugo Mund Júnior)
“O sossego disse adeus,
O silêncio me consome.
Manda urgente pão-por-Deus,
Aceito por telefone.”
(Ieda Inda)
De pão-por-Deus só peço um beijo,
Um beijo pequeninho assim,
Pois, pobre de mim, sou tão feio
E tua formosura é sem fim.
(Jair Francisco Hamms)
Desce a lua, sobe o sol;
Desce o sol, lá sobe a lua.
Se me deres pão-por-Deus,
Minha vida é toda tua.
(Júlio de Queiroz)

______________________________

Na saquinha de retalhos,
Trago quadras de improviso,
Vão por ruas e atalhos,
À cata do bom sorriso.

É dia do Pão-por-Deus,
Cantam os Santos no céu;
Seja por alma dos seus
O que dá a este ilhéu.

Andam crianças em bando,
A pedir pelos beirais,
Alegres sempre cantando
Como pequenos pardais.

Bato à porta com alegria,
Esperando ser atendido,
Porque o valor deste dia
Será no Céu recebido.

No dia do Pão-por-Deus,
Sai à rua em excursão,
Este dom, de versos meus,
Em louvor dos que lá estão.

Em saquinhas coloridas,
De retalhos abençoados,
Andam nas mãos estendidas
A pedir pelos finados.

No dia do Pão-por-Deus,
Cantam os Anjos no Céu,
Pelos Santos teus e meus,
Com o coração ilhéu.

Em cada porta que passo,
Com uma estrofe na mão,
É uma obra que faço
Em honra do nosso Irmão.

Eu vou pedir a Jesus,
No dia do Pão-por-Deus
Que alivie cada cruz
Que pousa nos irmãos seus.

Abro a boca da saquinha,
P'ra vos dar uma cantiga,
Se me derem a esmolinha,
Cumpre-se a moda antiga.

Pela lustrosa moeda,
Faço a quadra deste dia:
É um "Pão" que não azeda
E é dado com alegria.

Não se negue à criança,
O gosto da tradição,
P'ra que fique na lembrança
O dia da petição.

Por alma da sua gente,
Trago a quadra na sacola,
Agradeço o seu presente
Que valerá como esmola.

Levo uma rua a eito,
A bater de porta em porta,
Sorrindo a cada sujeito
P'la moeda que conforta.

Dia de Todos-os-Santos,
O mesmo que Pão-por-Deus;
Na ilha, em todos os cantos,
Louvam-se os meus e os seus.

No dia do Pão-por-Deus,
Vais levar uma saquinha,
Com alguns dos versos meus,
Gratos pela esmolinha.

A obra de caridade,
Reluz sempre neste dia,
Porque na tenra idade
Há o dom da alegria.

Trago no rosto o sorriso,
E a quadra a condizer:
O Pão-por-Deuss eu preciso
Para assim lhe agradecer.

Hoje é dia de Festa
No céu e todos os cantos;
Uma estrofe como esta
Louva cada um dos Santos.

Vão retalhos multi-cores,
Em saquinhas pequeninas,
No peditório louvores
Dos meninos e meninas.

Neste dia tão bondoso,
Pão-por-Deus feito na ilha,
Torna o gesto glorioso
Pela esmola que partilha.

Jesus também foi menino,
E transmitiu a Bondade,
E quanto mais pequenino
Mais ela luz de verdade.

Uma forma original
De pedir o Pão-por-Deus:
Agradeço, em especial,
Com alguns dos versos meus.

Uma prenda lhe vou dar,
Por me dar também a sua,
E p'ra sempre vou louvar,
O Pão que por Deus actua.

Quadras para professores:
Português
Trago a estrofe para si,
Lembrando os «Pão-por-Deus»,
E venho, agora, aqui
Para agradecer os seus.

Moral e Religião
O que é dado com Amor,
No dia do «Pão-por-Deus»,
É autêntico louvor
Aos Santos que estão nos Céus.

Educação Visual
«Pão-por-Deus» é das crianças,
Que vão pedir com saquinhas,
E trazem doces lembranças
De quem dá pelas alminhas.

Geografia
Do Minho veio p'ra ilha,
Terceira, de bons ilhéus,
E verá muita partilha
No dia do «Pão-por-Deus».

Físico-Química
É um dia especial,
Que lembra Todos-os-Santos,
Pedir também é normal
P'ras saquinhas de uns quantos.

Ciências Naturais
Sou natural da Serreta,
E já pedi «Pão-por-Deus».
Segue agora, com veneta,
O mais novo dos filhos meus.

História
Nas ilhas Açorianas,
Vão meninos em folia,
Alegres flores humanas
No peditório do dia.

Educação Física
Hoje pareço um atleta,
Na corrida aos «Pão-por-Deus»;
E em vez duma raqueta
Trago a saca pelos seus.

Matemática
Matemática p'ra contar,
As ofertas que me dão,
«Pão-por-Deus» para ajudar
Quem vai de saca na mão.

Inglês
Na aula ganho a lição,
Em casa ganha a mãe;
Venho de saca na mão,
Para ganhar um vintém.

Francês
Nesta ilha de Jesus,
Vão crianças sorridentes,
Co'a saquinha que reluz
De alegria p'los presentes.

Quadra para o Pipoca:
Já deste os teus cartões
Aos amigos e professores
Mesmo sem veres tostões
Mereceste alguns louvores.
Autoria: Quadras da mãe "Azoriana"

 
__________________________
 
 
"Pedir um pão-por-Deus
É cultura popular
Vinda lá dos Açores
Para o povo cultivar;

É preciso começar
O resgate da tradição
Pedindo o Pão-por-Deus
Em forma de coração;

Envie um coração
E a cultura voltará ao presente
Peça o seu pão-por-Deus
Para orgulho de seus descendentes."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.